10.10.06

fiquei emocionante

CALVIN E HAROLDO
TIRAS VÃO SER EDITADAS NOVAMENTE NO BRASIL

As tiras de Calvin e Haroldo vão ser editadas novamente no Brasil. A Conrad confirmou ontem que adquiriu os direitos de publicação dos personagens, criados em 1985 por Bill Watterson. Os álbuns devem sair no ano que vem.

As histórias já haviam sido publicadas no Brasil pelas editoras Best News e Cedibra (responsável pela primeira coletânea, "Calvin e Haroldo", de 1987). O material, hoje, é item de colecionador e é muito raro de ser encontrado, mesmo em sebos. Ao todo, foram cerca de 15 volumes, com toda a trajetória da dupla.

A tira conta a história de Calvin, um menino questionador e sapeca. Seu melhor amigo é Haroldo (Hobbes, no original), um tigre de pelúcia que só ganha vida quando está perto de Calvin. É só aparecer um adulto -os pais, por exemplo- e ele volta a ser um boneco de pano (o que indica ser uma espécie de amigo imaginário). As maiores tiradas de humor vêm da relação e dos diálogos travados entre os dois.

Já não existem tiras inéditas de Calvin e Haroldo. Watterson deixou de produzir as histórias há dez anos, no auge da popularidade. Considerou estar perdendo o controle sobre suas criações. Mesmo assim, as tiras não deixaram de sair, tanto aqui como nos Estados Unidos. O "Estado de S. Paulo" é um dos jornais que ainda publicam o material com o rótulo "O melhor de Calvin".

Apesar da vida curta, dez anos apenas, a tira conseguiu se tornar um dos maiores clássicos do gênero.

Há um site muito bom com tiras de Calvin e Haroldo. Chama-se "Depósito do Calvin". Vale a pena conhecer. O endereço é http://depositodocalvin.blogspot.com/.

fonte: http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/noticia

Nenhum comentário: