A difícil tarefa de criar
Já ouvi diversar vezes a frase: "Nada se cria, tudo se copia". Isso nos leva a um certo conformismo. Com isso, o cantor fala: - Para quê compor se posso regravar Emoções de Roberto Carlos? O dramaturgo pensa: Vou readaptar Romeu e Julieta de Shakespeare. Ou então usar a velha chanchada.
E assim vai. Vira essa mesmice. O fato é que, o ofício da criação não é nada fácil. Quem não ouviu alguém mais velho, em tom de sermão, dizer: por filho no mundo é fácil, o difícil é criar.
Até Deus encontrou dificuldade no processo da criação. Levou seis dias e no sétimo, exausto, descansou. Na verdade, se fosse simples, Ele com todo seu poder e supremacia poderia muito bem ter feito tudo isso aqui em apenas 24 horas. Ou, quem sabe, em alguns minutos. Outro exemplo, para não pensarem que meu objetivo é catequisar. Geralmente quando um time de futebol vai mal, a crítica, tanto da imprensa quanto dos torcedores, diz logo que o ataque não funciona porque está faltando criatividade: - Com três volantes não dá. Está faltando um meia de criação.
Outra coisa. Alguém já viu um gato, cachorro ou qualquer outro ser dando cria? É assustador. Ainda bem que não precisarei passar por isso. Dar cria nesse sentido é muuiito complicado.
E assim o mundo vai girando e aos poucos as coisas vão acontecendo. Em todo esse cenário, já estou sentado nesta velha escrivaninha da minha casa por alguns minutos tentando escrever algo criativo. Já comi até sopa de letrinhas para ver se ajuda. Se não consegui leitor, por favor, seja compreesível. Pelo menos tentei. E nos dias de hoje isso já é um grande passo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário